Sábado, 21 de Maio de 2022
98984244732


Justiça Tocantins

Seciju suspende visitas e atendimentos presenciais no Sistema Socioeducativo do Tocantins para prevenir covid-19 e síndromes gripais

Suspensão foi publicada no Diário Oficial dessa quarta-feira, 19, por meio da Portaria n° 35

20/01/2022 14h35
Por: R10 Maranhão Fonte: Secom Tocantins
Dentre as medidas para prevenção de contágio e disseminação da covid-19 estão: higienização das mãos, uso obrigatório de equipamentos de proteção individual e distanciamento social - Foto: Seciju/Governo do Tocantins
Dentre as medidas para prevenção de contágio e disseminação da covid-19 estão: higienização das mãos, uso obrigatório de equipamentos de proteção individual e distanciamento social - Foto: Seciju/Governo do Tocantins

Com o aumento no número de casos de covid-19 e variantes gripais no Tocantins, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está reforçando as medidas sanitárias e protocolos de saúde do Plano de Contingência para garantir a saúde dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e servidores, que atuam nas unidades socioeducativas do Estado.

Entre as medidas está a suspensão de visitas sociais, atendimentos jurídicos, além da suspensão das atividades educacionais e assistência religiosa, em todas as unidades socioeducativas, por um período de 15 dias, a contar da data da publicação da Portaria n° 35, no Diário Oficial dessa quarta-feira, 19.

Conforme o superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudemir Prevital, explicou que as medidas se fazem necessárias neste novo momento. “Observamos rotineiramente o boletim de casos de covid-19 no Estado e trabalhamos pensando na prevenção e na contenção da doença, para manter a preservação da saúde no âmbito do Sistema Socioeducativo. Por isso, estas novas medidas se fazem necessárias para continuar protegendo a saúde dos adolescentes, familiares e servidores”, frisou.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Saúde do Sistema Socioeducativo, Daniela Fernandes, desde o início da Pandemia, a Seciju tem estabelecido protocolos de saúde em todas as unidades socioeducativas com elaboração do Plano de Contingência com foco na prevenção e no monitoramento. “Além disso, tivemos o início da vacinação para adolescentes e servidores em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, conforme calendário da Campanha Nacional de Imunização”, ressaltou.

Fortalecimento das Medidas de Prevenção e Contenção

Dentre as medidas para prevenção de contágio e disseminação da covid-19, no Sistema Socioeducativo do Tocantins, estabelecidos no Plano de Contingência, estão: higienização das mãos, uso obrigatório de equipamentos de proteção individual e distanciamento social. Além disso, o documento estabelece que servidores ou adolescentes que apresentem queixas de sintomas gripais sejam afastados e/ou isolados para acompanhamento e monitoramento médico imediato.

O Plano está em sua quarta versão e contempla ainda a higienização e a sanitização das unidades socioeducativas com produtos doados pelo Corpo de Bombeiros, os instrumentos de monitoramento dos sintomas gripais, protocolo para entrada nas Unidades Socioeducativas com aferição de temperatura, higienização das mãos e higienização dos calçados com o tapete sanitizante. Além disso, as vacinas contra covid-19 estão sendo ofertadas para todos os adolescentes e também aos servidores, em articulação com as secretarias municipais de saúde.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias