Sábado, 21 de Maio de 2022
98984244732


Geral Piauí

Sesapi capacita municípios do Sul do Piauí para o atendimento de síndromes gripais

Nesta semana, as atividades foram realizadas nos municípios de Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Floriano e Picos. Na próxima semana, as equipes da Sesapi  estarão visitando as cidades de Piripiri, Oeiras e Valença

20/01/2022 12h55
Por: R10 Maranhão Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Atenta ao crescimento das síndromes gripais no Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) intensificou a capacitação dos municípios para atendimento à população. Equipes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Atenção Básica e Rede Hospitalar estiveram esta semana em quatro cidades das regiões Sul e Centro-Sul do Estado.

O objetivo é discutir as ações relativas à Covid-19, Arboviroses, Influenza e outras Doenças Sazionais, para uniformizar as ações de enfrentamento. Nesta semana, as atividades foram realizadas nos municípios de Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Floriano e Picos.

“Estamos levando nossas equipesin locopara que, junto com os municípios, possamos elaborar estratégias de avaliação, do aumento do número de casos. São ações para atendimento na alta e na média complexidade, manejo de pacientes, avaliações de sintomatologias críticas com relações a síndromes gripais e síndromes respiratórias agudas graves”, explica o superintendente de Atenção Primária à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães.

Nas visitas, a Sesapi também está entregando aos municípios testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. “Estamos seguindo as orientações do Ministério da Saúde quanto ao aparecimento de novos casos e também gravidade das internações e aumento de óbitos. Com isso, estamos intensificando a vigilância para que, junto com os municípios, possamos reforçar cada vez mais a oferta de serviços de saúde pública dentro da região, que está apresentando um aumento considerável no número de casos”, destaca o superintendente.

Na próxima semana, as equipes da Sesapi  estarão visitando as cidades de Piripiri, Oeiras e Valença. A ação da secretaria também já ocorreu nos municípios do Território Entre Rios, que engloba a capital Teresina. “Nestas capacitações também estamos orientando nossos gestores municipais sobre a necessidade de alimentação dos dados nos sistemas de informação disponibilizados pelo Ministério da Saúde, para podermos ter uma noção mais precisa da situação. Os dados corretos possibilitam a adoção de medidas urgentes e compatíveis com a realidade de cada município”, destaca a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, responsável pela caravana.

Segundo a coordenadora, esse é um momento em que a secretaria precisa estar em constante diálogo com todos os municípios para orientar sobre as doenças e, principalmente, sobre o surto da influenza que está fora da sazonalidade esperada e acontece simultaneamente à pandemia de Covid-19. “Nessa situação adversa as dúvidas se ampliam e a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde precisa agir rapidamente para capacitar toda a rede de atendimento na condução dos casos”, destaca.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias