Terça, 18 de Janeiro de 2022
98984244732


Justiça Tocantins

Seciju promove ações de assistência em três unidades penais do Tocantins

Foram realizados atendimentos para pessoas privadas de liberdade das Unidades Penais de Dianópolis, Guaraí e Natividade

26/11/2021 17h55
Por: R10 Maranhão Fonte: Secom Tocantins
Em Guaraí a ação foi promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Igreja Universal - Foto: Seciju/Governo do Tocantins
Em Guaraí a ação foi promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Igreja Universal - Foto: Seciju/Governo do Tocantins

Com intuito de promover assistência integral para as pessoas privadas de liberdade do Tocantins, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está realizando uma série de ações voltadas à assistência de saúde e religiosa nas unidades penais do Estado. Promovidas por meio do programaMais Reintegraçãodo Sistema Penal do Tocantins, custodiados contaram com palestras, atendimentos médicos, momentos devocionais e entrega de bíblias doadas pela Sociedade Bíblica do Brasil.

A gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso, Sandra Veloso, explica que as ações estão sendo desenvolvidas em todas as unidades penais do Estado. “Por meio do programaMais Reintegração,estamos promovendo uma assistência integral e de qualidade para as pessoas privadas de liberdade e garantindo o cumprimento da Lei. É o nosso dever garantir que os custodiados tenham acesso aos direitos fundamentais como saúde e assistência religiosa”, ressaltou.

Unidade Penal de Dianópolis

Uma das ações promovidas foi na Unidade Penal de Dianópolis nesta quinta-feira, 25, e contou com palestra sobre prevenção ao câncer de próstata, consultas médicas, momento devocional e entrega de 70 bíblias aos custodiados. A ação foi coordenada pela equipe da Unidade, gerência de Assistência Educacional e Saúde da Seciju, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Igreja Assembleia de Deus.

Para o chefe da Unidade, Mykael Nascimento, essas ações beneficiam o estabelecimento penal e a sociedade em geral. “Estes momentos buscam fortalecer a garantia dos direitos humanos aos privados de liberdade, por meio da prestação de assistência à saúde e religiosa.Os frutos destas ações são colhidos também pela própria Unidade e refletem no bem-estar e na segurança da sociedade, pois preparam os internos para o retorno à vida em sociedade”, afirmou.

O custodiado G.M., de 28 anos, conta que a ação teve grande importância para alertar sobre os cuidados necessários com sua saúde. "Fui conscientizado sobre as atitudes que devo tomar no dia a dia para cuidar da minha saúde. Também participamos de um momento devocional, que deixou todos presentes alegres e com ânimo para seguir em frente", relatou.

Unidade Penal de Natividade

Na quinta-feira, 25, também foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Igreja Universal, uma ação de assistência à saúde e religiosa com todos os custodiados da Unidade Penal de Natividade. No local, ocorreu uma palestra sobre saúde bucal e momento devocional, além da entrega de bíblias.

O dentista e servidor da Seciju que ministrou a palestra, Igor Cainã, explicou que a palestra foi voltada à prevenção de possíveis problemas de saúde bucal. “Nossas ações consistem em políticas públicas voltadas à prevenção, por isso realizamos a palestra e o acompanhamento, com o objetivo de mostrar a importância da saúde bucal como um todo”, afirmou.

Unidade Penal de Guaraí

Nesta sexta-feira, 26, ações de fortalecimento das assistências religiosa e de saúde foram desenvolvidas com custodiados da Unidade Penal de Guaraí. A ação foi promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Igreja Universal, contando com palestra sobre câncer de próstata, realização de testes rápidos, entrega de bíblias para todos os privados de liberdade da Unidade e entrega de kits de higiene pessoal.

Seciju promove ações de assistência em três unidades penais do Tocantins
Ações da semana foram promovidas em três unidades penais do Estado - Seciju/Governo do Tocantins
Seciju promove ações de assistência em três unidades penais do Tocantins
A Unidade Penal de Dianópolis contou com palestra sobre a prevenção ao câncer de próstata, consultas médicas, momento devocional e entrega de bíblias - Seciju/Governo do Tocantins
Seciju promove ações de assistência em três unidades penais do Tocantins
Foram entregues 70 bíblias aos custodiados - Seciju/Governo do Tocantins
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias