Sábado, 27 de Novembro de 2021
98984244732


Geral Pará

Emater capacita técnicos de cinco municípios para implantação de Unidades Demonstrativas

A ação está no âmbito do Programa Territórios Sustentáveis e beneficia municípios da região Sudeste

25/10/2021 21h20
Por: R10 Maranhão Fonte: Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Nos formatos presencial e virtual, foi realizado o assessoramento a 20 técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), visando à implantação de Unidades Demonstrativas (UD) em quatro municípios da região sudeste do Estado, englobados pelo Programa Território Sustentáveis (TS). O trabalho ocorreu na última semana, sob a coordenação do Núcleo de Metodologia e Comunicação (NMC) da Emater.

Foram assessorados oito técnicos de São Félix do Xingu, dois técnicos de Conceição do Araguaia e 10 técnicos dos escritórios de Ourilândia do Norte, Tucumã e Água Azul do Norte. As UDs serão implantadas em Tucumã, São Félix, Água Azul e Ourilândia, enquanto os profissionais de Conceição do Araguaia foram capacitados para dar suporte às demais equipes.

Participantes em uma das etapas do assessoramento, de coleta de informações no campo
Participantes em uma das etapas do assessoramento, de coleta de informações no campo - (Foto: Divulgação)

A médica veterinária Cristiane Corrêa, responsável pelo NMC, disse que o assessoramento, durante quatro dias de atividades, “englobou o diagnóstico para a implantação das unidades demonstrativas (UDs), visitas às propriedades dos agricultores/produtores onde serão implantadas as Unidades Demonstrativas (UD), para verificar sua viabilidade técnica e metodológica, e coletar novas informações, e o alinhamento da proposta de projeto”.

Ainda segundo a médica, “o assessoramento presencial possibilitou refletir sobre as problemáticas encontradas nas dimensões social, econômica, ambiental, tecnológica e, principalmente metodológica, as quais, em alguns casos, implicam em questões que fogem ao limite das propriedades, e até, mesmo do município que são de ordens globais”.

Foto: Divulgação
O assessoramento incluiu visitas a propriedades
Foto: Reprodução/Secom Pará
Plano de ação- No final da capacitação foi possível elaborar um modelo de projeto de Unidade Demonstrativa, com a construção de um plano de ação para auxiliar na elaboração dos oito projetos das UDs a serem implantadas, que vão envolver Sistemas Agroflorestais (SAFs), Sistemas integrados de produção sustentável, Pastejo rotacionado e Tecnologia de biodigestor rural.

Para Elizamar Pupio, coordenadora das ações do TS na Região de Integração Xingu, o assessoramento do Núcleo de Tecnologias da Emater é essencial para o repasse de metodologias participativas aos agricultores familiares.

“É de suma importância que a empresa tenha disponibilizado esse setor para que auxilie as equipes de campo no processo de implantação dessas unidades, dentro dos princípios que a Emater trabalha com metodologias participativas, dando outro olhar para as propriedades selecionadas que contribuem no processo de desenvolvimento do projeto, da propriedade, com a implantação de tecnologias sustentáveis”, esclareceu Elizamar Pupio.

O assessoramento foi feito para nivelar os processos técnico-metodológicos para as equipes de técnicos recém-contratadas, a fim de dar continuidade ao desenvolvimento das ações da Emater dentro do Programa Territórios Sustentáveis.

Texto: Etiene Andrade - Ascom/Emater

Por Governo do Pará (SECOM)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias