Domingo, 28 de Novembro de 2021
98984244732


Saúde Maranhão

Governo realiza simpósio dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar para fortalecer as ações nas unidades

Encontro foi voltado para profissionais que atuam nas unidades de saúde e nos núcleos de vigilância.

25/10/2021 17h15
Por: R10 Maranhão Fonte: Secom Maranhão
<em>Encontro foi voltado para profissionais que atuam nas unidades de saúde e nos núcleos de vigilância (Foto: Márcio Sampaio)</em>
Encontro foi voltado para profissionais que atuam nas unidades de saúde e nos núcleos de vigilância (Foto: Márcio Sampaio)

Com o objetivo de fortalecer e ampliar a Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar nas unidades de saúde do Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta segunda-feira (25), o Simpósio dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH). O encontro foi voltado para profissionais que atuam nas unidades e nesses núcleos, que são portas de entrada das doenças e agravos que podem se constituir como uma emergência de saúde pública.

A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Waldeise Pereira, destacou a importância do simpósio para a apresentação do plano para ampliar e o fortalecer os Núcleos da Vigilância Epidemiológica nas unidades hospitalares.

“Esse evento vem fortalecer esses núcleos, demonstrando a importância de uma vigilância atuante, atualizada e com o foco na qualificação das informações, não só no preenchimento de fichas. Essa qualificação é fundamental na assistência nas unidades de saúde”, afirmou a secretária adjunta Waldeise Pereira.

Durante o simpósio, representantes dos municípios de Caxias, Imperatriz, São Luís, Açailândia e Barra do Corda, tiveram a oportunidade de apresentar as suas ações voltadas à Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS/MA, Jackeline Trinta, explica que o CIEVS trabalha com as emergências em saúde pública e os núcleos são a porta de entrada das doenças e agravos que precisam ter um trabalho de resposta rápida e oportuna.

“São 29 Núcleos espalhados em todo o Maranhão, que já estão sendo trabalhados para esse fortalecimento, para que tenhamos uma melhora de indicadores que são importantes. A pandemia da Covid-19 nos mostrou o quanto é importante o trabalho de uma vigilância ativa, e os núcleos vem fazendo todo esse serviço, de trabalhar a vigilância epidemiológica no âmbito hospitalar”, esclareceu a coordenadora do CIEVS, Jackeline Trinta.

O simpósio contou com a visita técnica de representantes do Ministério da Saúde para acompanhamento dos núcleos hospitalares de epidemiologia. “Estamos trabalhando em conjunto com os estados para trazer essa reestruturação da rede. Foi com esse fortalecimento e essa ampliação que saímos de 238 núcleos para 675 núcleos”, afirma Giovana Ferreira Costacurta, representante do Ministério da Saúde.

O evento foi voltado para representantes dos institutos que administram a Rede Hospitalar do Estado; coordenadores dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar habilitados na Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh); coordenadores de enfermagem dos hospitais que possuem Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) habilitados; Núcleo do Ministério da Saúde no Maranhão; e representantes dos municípios que estão participando dos Plano de Fortalecimento e Ampliação da Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias