Terça, 26 de Outubro de 2021
98984244732


Justiça Tocantins

Seciju realiza ações sociais no Dia das Crianças com atuação das unidades penais em quatro municípios do Tocantins

Policiais penais doaram brinquedos e alimentos, além de realizarem gincanas e palestras em Formoso do Araguaia, Araguaína, Palmas e Natividade

13/10/2021 17h25
Por: R10 Maranhão Fonte: Secom Tocantins
Participaram das ações policiais penais que atuam em Palmas, Araguaína, Natividade, Talismã, Miracema, Formoso, Miranorte e policiais especializados da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas - Foto: Governo do Tocantins
Participaram das ações policiais penais que atuam em Palmas, Araguaína, Natividade, Talismã, Miracema, Formoso, Miranorte e policiais especializados da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas - Foto: Governo do Tocantins

Policiais do Sistema Penal do Tocantins, administrado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizaram ações sociais em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado nesta terça-feira, 12. Na ocasião, as unidades penais de quatro municípios doaram brinquedos e alimentos, fizeram gincanas e palestras educativas para as crianças, por meio do trabalho desenvolvido por policiais penais que atuam em Palmas, Araguaína, Natividade, Talismã, Miracema, Formoso, Miranorte, além de ação organizada por policiais penais especializados da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas, em parceria com a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP).

A gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao preso e ao Egresso da Seciju, Renata Duarte, fala sobre a atuação do Sistema Penal do Tocantins nos quesitos segurança, assistências e responsabilidade social. “As ações para celebrar o Dia das Crianças vêm para fortalecer o eixo responsabilidade social pois, para a execução penal, é necessário estar ligado à uma rede além dos muros e a sociedade faz parte desse processo. A aproximação com as crianças foi muito além da entrega de brinquedos e lanches, tivemos partilha de afeto e orientações para a vida de forma que saibam dizer não ao assédio das facções criminosas”, pontuou.

Ações

Policiais penais da Unidade Penal de Miracema participaram da ação em comemoração ao Dia das Crianças com doação de 30 bonecospandafeitos por dez custodiados utilizando a técnica japonesa amigurumi. Eles foram enviados para a Prefeitura de Formoso do Araguaia para a realização das atividades comemorativas naquele Município.

O custodiado de Miracema, M.A.S., que deu início a um projeto de produção de bonecos amigurumi como monitor, já executado por mulheres custodiadas na Unidade Penal Feminina de Miranorte, conta como tudo começou. “A princípio, era só para ajudar a nossa família financeiramente, até que o chefe da Unidade viu um dos bonecos feitos por mim e assim nasceu o projeto. Como eu sabia fazer, propus ensinar aos demais e assim ocupar a mente, como uma terapia ocupacional para nós. Com isso, para este Dia das Crianças, fizemos 30 bonecos em apenas três dias para doação em Formoso do Araguaia”, explicou.

Já em Natividade, a ação com as crianças já é realizada pelo segundo ano consecutivo, com brincadeiras e gincanas promovidas pela Polícia Penal com o apoio da Igreja Universal, atuante nos presídios com assistência religiosa.

Em Araguaína, a Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota também realizou a distribuição de brinquedos e alimentos às crianças em parceria com a Organização Não Governamental Cordeirinhos de Jesus e a Escola Municipal São Miguel, no povoado Barra da Grota.

Em Palmas, a Central de Monitoramento Eletrônico realizou ação, tendo a parceria da Guarda Metropolitana, com os filhos dos monitorados com tornozeleira eletrônica.

Entrega de bonecas

A Unidade Penal de Miranorte, que atua com a produção das bonecas de crochê produzidas com a mão de obra de mulheres custodiadas, também destinou parte da produção à Prefeitura Municipal de Formoso do Araguaia, totalizando 47 peças, somadas aos bonecos doados pela Unidade Penal de Miracema. As doações se estenderam ao Hospital Geral de Palmas com 20 bonecas destinadas às crianças da Ala Pediátrica.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias