Sexta, 30 de Outubro de 2020
98 98409720
Notícias do Piauí Outubro Rosa

Iracema Portella destaca importantes ações do Congresso para a campanha do Outubro Rosa

Outubro Rosa

08/10/2020 14h47
Por: R10 Maranhão
Iracema Portella destaca importantes ações do Congresso para a campanha do Outubro Rosa

Neste dia 1º de outubro inicia-se mais uma campanha Outubro Rosa, mobilização mundial em torno da prevenção e do combate ao câncer de mama que salva milhões de vidas ao redor do planeta.

A Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, deputada federal Iracema Portella, destacou que, como nos anos anteriores, o Congresso Nacional participa ativamente da iniciativa iluminando seus prédios com a cor rosa e organizando uma agenda de eventos para discutir as estratégias de enfrentamento do câncer de mama. A Bancada Feminina tem participação central nas ações.

As mobilizações em torno do Outubro Rosa acontecem no Brasil desde 2002, com atividades em todo o País. Recentemente, as campanhas também incluem estratégias voltadas para a prevenção e a detecção precoce do câncer de colo do útero. "O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as brasileiras.

Ele representa 25% de todos os tumores que afetam as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Para o ano de 2020, estimam-se 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil. Os casos de câncer de colo de útero foram estimados em 16.590 para 2020", comentou a parlamentar. 

A pandemia da Covid restringiu as ações presenciais, como as caminhadas, palestras e reuniões; mas há alternativas para manter a força do Outubro Rosa. “Vivemos tempos difíceis em que nossas atenções se concentram no combate à Covid-19. No entanto, sabemos que existem outros problemas de saúde pública que precisamos enfrentar. Daí a importância de unirmos esforços em mais uma edição do Outubro Rosa”, falou Iracema.

De acordo com a deputada, durante todo o mês de outubro, várias atividades serão promovidas no Congresso Nacional, com a Bancada Feminina e a Procuradoria da Mulher da Câmara à frente das ações.

Haverá, por exemplo, um debate para discutir a realidade do adiamento do diagnóstico e do tratamento de câncer no SUS em razão da pandemia. Outras discussões vão abordar temas como menopausa, saúde mental da mulher com câncer de mama durante a pandemia, o papel do Poder Legislativo na causa oncológica, inovação e futuro da medicina no combate à doença.

Como integrante da Bancada Feminina e Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, Iracema Portella não só apoia as mobilizações em torno do Outubro Rosa como também participa dessas ações ao longo dos últimos anos por acreditar que é de fundamental importância avançar cada vez mais na luta pela prevenção e pela detecção precoce do câncer de mama”

“A nossa batalha é constante e engloba estratégias para que seja possível melhorar a qualidade do tratamento, o acesso aos exames capazes de detectar rapidamente a doença e a busca pela saúde global das mulheres, visando o seu bem-estar físico, mental e emocional. Vamos em frente”, concluiu a parlamentar piauiense. 

Imagem:
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Coelho Neto - MA
Atualizado às 21h56 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 25° Máx. 38°

30° Sensação
18.5 km/h Vento
52.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (31/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 38°

Sol com algumas nuvens
Domingo (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens






Ele1 - Criar site de notícias