Terça, 29 de Setembro de 2020
98 98409720
Maranhão TJ/MA

OAB/MA vai ao TJ/MA para solicitar criação de Juizado especial na comarca de Chapadinha

Comarca

14/09/2020 11h21
Por: R10 Maranhão
OAB/MA vai ao TJ/MA para solicitar criação de Juizado especial na comarca de Chapadinha

Na manhã de ontem, 10 de setembro, o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, juntamente com representantes da Subseção de Chapadinha, magistrados e advogados militantes do município, estiveram reunidos em um encontro virtual com o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo, para tratar da criação de um Juizado Especial para a Comarca de Chapadinha.

Atualmente, Chapadinha conta com duas Varas, cada uma possui mais de 8.000 processos. Diante desse alto número, a classe advocatícia do município solicita a criação de um Juizado Especial com o intuito de acatar o anseio da sociedade da melhor forma, com maior organização da estrutura jurídica da Comarca.

Logo no início da reunião, a magistrada Welline Coelho explicou como o juizado beneficiará a advocacia e toda a população chapadinhense. “Com a criação de um Juizado, sairia mais de 1000 processos de cada Vara. Nós estamos assoberbados, a demanda é bastante alta. Há uma Turma Recursal em Chapadinha, mas não há um Juizado. Então a Turma Recursal está funcionando junto com as Varas, sem sala própria. Com o Juizado, nós teríamos maior organização da estrutura da Comarca e com o mínimo de reforma possível”, apontou.

Na oportunidade, o presidente da Subseção de Chapadinha, Lourival Soares, também falou sobre a atual situação da jurisdição da região, destacando o bom trabalho dos juízes da Comarca, mesmo diante de todas as dificuldades. “Chapadinha possui 80.000 habitantes e apenas duas Varas. Portanto, há um grande disparate em termos de equilíbrio para a jurisdição. Em 2015, nós fizemos um ofício em que relatamos essa realidade. Em 2018, a OAB Maranhão apontou para a necessidade da criação de uma terceira Vara e/ou, subsidiariamente, a criação de um Juizado. Os juízes de Chapadinha são juízes comprometidos com o jurisdicionado, e fazem um grande esforço para dar conta de julgar os processos. Mas a ausência de uma terceira Vara ou um Juizado deixa todos sobrecarregados. Caso não seja possível a instalação da Vara, a criação do Juizado já será um grande avanço para a jurisdição. Por isso, pedimos ao judiciário que volte os olhos à nossa Subseção e ao nosso jurisdicionado”, explicou.

Após ouvir os relatos da realidade da Comarca de Chapadinha com atenção, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo, afirmou que estudará o pleito para, consequentemente, atender o requerimento.

“Nós iremos providenciar o atendimento a esse requerimento. Chapadinha tem uma importância geográfica, cultural e jurídica muito grande e não pode ficar desassistida. É de extrema relevância que as Subseções da OAB cooperem com o Tribunal de Justiça, alertando sobre essas questões. Esse é o papel da OAB na tarefa de culminar com uma Justiça a serviço do cidadão. Vou estudar o pleito de Chapadinha com muita atenção”, disse o presidente do TJMA, Lourival Serejo.

No fim da reunião, o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, agradeceu aos representantes de Chapadinha pelo trabalho desenvolvido na região, ao desembargador Lourival Serejo pela atenção às solicitações da advocacia e destacou a importância do trabalho em conjunto. “A advocacia de Chapadinha é importante, pujante e emblemática. Eu me coloco à disposição para trabalharmos sempre em conjunto e agradeço ao Poder Judiciário pela presteza de sempre. Parabenizar ao presidente Lourival Serejo pela atenção que tem dado aos pleitos da Advocacia”, afirmou Diaz.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Chapadinha - MA

Chapadinha - Maranhão

Sobre o município
Chapadinha é um município brasileiro do estado do Maranhão. Localizada na região Leste do Maranhão e na Mircrorregião de Chapadinha, a cidade tem uma população estimada em 79.675 habitantes e uma área territorial de 3.247,385 km².


Coelho Neto - MA
Atualizado às 20h37 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 38°

33° Sensação
12.3 km/h Vento
71% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens
Quinta (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens






Ele1 - Criar site de notícias