Domingo, 27 de Setembro de 2020
98 98409720
Maranhão promovida

Maranhense é primeira policial mulher a coronel no estado de Roraima

coronel

31/08/2020 17h28
Por: R10 Maranhão
Maranhense é primeira policial mulher a coronel no estado de Roraima

Valdeane Alves Oliveira foi promovida a coronel em solenidade realizada na esplanada do Palácio Senador Hélio Campos nesta terça-feira (25), em Boa Vista.

Uma conquista de anos. Foi assim que a policial Valdeane Alves Oliveira definiu sua promoção ao posto de coronel da Polícia Militar de Roraima, a mais alta patente da instituição, nessa terça-feira (25). Com 20 anos de serviços prestados, ela foi a primeira mulher na história da corporação a alcançar a função.

Para ela, atingir o ápice da carreira ao ascender ao cargo de coronel da PM de Roraima é uma importante conquista para todas as outras mulheres que prestam serviço à segurança da população.

“Há 20 anos, não existia perspectiva alguma de uma mulher se tornar uma oficial ou até mesmo sargento da PM. Não tínhamos um plano de carreira, legislação ou lei que nos amparasse. Foram muitas conquistas ao longo desses anos."

"O que mais me emociona é saber que eu pude contribuir para que as mulheres hoje possam ocupar esses cargos de poder. O sentimento é de que posso contribuir ainda mais com a segurança pública”, disse Valdeane ao receber o distintivo com três estrelas douradas, símbolo da nova patente.

A promoção coronel Valdeane foi na tarde dessa terça em solenidade na esplanada do Palácio Senador Hélio Campos, em Boa Vista. A cerimônia teve a presença do governador do estado, Antonio Denarium (sem partido), e do comandante geral da PM, coronel Elias Santana.

Para o coronel Santana, as mulheres vêm ganhando cada vez mais prestígio e espaço nas corporações militares, apesar das dificuldades.

“As mulheres tiveram que vencer desafios muito maiores do que os homens. Somos um país de cultura patriarcal e machista, e as mulheres tiveram, no início da instituição, muita dificuldade. Hoje, há um respeito mútuo de ambos os lados. A coronel Valdeane é digna e merecedora da promoção que alcançou”, afirmou o comandante.

Além da coronel Valdeane, outros 13 oficiais da PM foram promovidos - dois militares ao posto de coronel; quatro ao posto de capitão; um ao posto de 1º tenente; três ao posto de 2º tenente; e três ao posto de 2º sargento. Também foi entregue a medalha “Barão de Parima” e do espadim “Brigadeiro Ottomar de Souza Pinto” aos cadetes.

 Por Juliana Dama, G1 RR

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Luís - MA

São Luís - Maranhão

Sobre o município
São Luís é um município brasileiro e a capital do estado do Maranhão. É a única cidade brasileira fundada por franceses, no dia 8 de setembro de 1612, posteriormente invadida por holandeses e por fim colonizada pelos portugueses.


Coelho Neto - MA
Atualizado às 16h06 - Fonte: Climatempo
38°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 38°

37° Sensação
7.7 km/h Vento
22.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens
Terça (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens






Ele1 - Criar site de notícias