Domingo, 27 de Setembro de 2020
98 98409720
Contas bloqueadas Atenção

Atenção Polícia Federal!... Vice-prefeito denúncia  suposto esquema na Educação que custou um rombo de quase 5 milhões aos cofres públicos em Coelho Neto-MA

Atenção Polícia Federal!... Vice-prefeito denúncia  suposto esquema na Educação que custou um rombo de quase 5 milhões aos cofres públicos em Coelho Neto-MA

19/11/2019 10h36 Atualizada há 10 meses
Por: R10 Maranhão
Atenção Polícia Federal!... Vice-prefeito denúncia  suposto esquema na Educação que custou um rombo de quase 5 milhões aos cofres públicos em Coelho Neto-MA

O vice-prefeito Antonio Pires (PCdoB), sacudiu as pilastras do governo após fazer uso da tribuna da Câmara Municipal da cidade de Coelho Neto na noite desta segunda-feira (18), e fez uma representação contra o governo municipal do Prefeito Américo de Sousa (PT), elencando graves fatos que foram apresentados a cerca de fraudes na Secretaria de Educação.

As graves denúncias apresentadas por Pires, partiram de uma árdua investigação feita após buscas no Censo Escolar dos anos 2017 e 2018. Neles foram encontrados informações controversas em varias escolas tanto zona urbana quanto rural, com pagamentos de cifras altíssimas que chegam a beirar os R$ 400 (quatrocentos mil) do Programa Nacional de Alimenta Escolar – PNAE, sem que houvessem alunos na faixa etária exigida de 0 a 48 meses. 
 O vice-prefeito esteve munido de provas robustas em mãos contendo dezenas de paginas, que davam garantias da existência entre os anos 2017 – 800 alunos, e 2018 – 700 alunos, dentre elas o relatório do FNDE e as informações do Senso Escolar contendo relatos dos respectivos anos em que confirmavam a falsa existência de “1.500 mil quinhentos alunos fantasmas” configurando assim a fraude.
As denúncias vão mais além e chegam a envolver o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), a exemplo a da escola Tio Matias no bairro Sarney, com apenas 4 salas, possui no relatório cerca de 340 alunos matriculados no programa o que partindo da lógica informada, fica descabidamente mais de 85 alunos por sala de aula. 
 O rombo é tamanho que o valor pago é de aproximadamente 2.800 (dois mil e oitocentos reais) por aluno sendo que foram apresentados 1.500 alunos durante os dois anos mencionados, isso além do o investimento na merenda escolar que ao somar chegam a beirar os 5 milhões de reais de prejuízo ao erário publico.
Em sua fala, o Antonio Pires demonstrou toda sua indignação ao dizer que não poderia ficar calado diante dos absurdos: “Eu acreditava que este projeto era para se fazer diferente das administrações passadas, diferentes das coisas ruins que o vereador Osmar apresentava aqui nesta casa, e eu não sei por que agora o vereador não quer que não seja denunciado”
“O que estou trazendo aqui, são dados do FNDE, são dados reais e oficias do Governo Federal... Para que vocês vereadores digam para estas mães que matricularam seus filhos o por que deles não terem merendado...”, disse o vice-prefeito. 
Ao encerrar, entregou as denúncias nas mãos do Presidente da Casa Marcos Tourinho, para que o parlamento tome as devidas providencias. 
Com informações Leste Maranhense
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.


Coelho Neto - MA
Atualizado às 19h08 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 38°

29° Sensação
12.2 km/h Vento
47.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens
Terça (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens






Ele1 - Criar site de notícias