Início Cidades Imperatriz (MA) acumula 700 mm em 16 dias

Imperatriz (MA) acumula 700 mm em 16 dias

507
0

Com a forte atuação da ZCIT no litoral norte do Nordeste, a chuva não tem dado trégua ao Maranhão desde o início de março. O estado vem tendo frequentes e fortes pancadas de chuva. Na capital, São Luís, o total de chuva acumulado em 15 dias já era de 90% da média de chuva normal para todo o mês de março. Choveu cerca de 415 mm neste período e a média é de 462 mm.

Na noite do domingo, 15, e madrugada desta segunda-feira, novas áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical já provocavam chuva forte sobre o Maranhão.

Segundo o INMET, entre 5 horas do dia 15 e 5 horas de 16 de março choveu 119,6 mm em Imperatriz, 96,6 mm em Bacabal, 61,0 mm no Farol Preguiças e 48,6 mm em Colinas.

Imperatriz (MA) acumula 700 mm em 16 dias

Março é época de chuva no Maranhão e o sul dos estado vem tendo pancadas regulares e muitas vezes com moderada a forte intensidade.

Várias áreas no sul maranhense acumularam de 200 a 250 mm de chuva em 15 dias, como se verifica na região de Carolina, Colinas, Balsas e Alto Paranaíba. Mas a região de Imperatriz está tendo um março excepcionalmente chuvoso.

Pela medição da estação meteorológica automática do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – Imperatriz acumulou cerca de 710 mm de chuva. Isto representa mais do que o dobro da média de chuva para março, que é de aproximadamente 300 mm.

Mais chuva

A última semana do verão será marcada por mais chuva no Maranhão. A ZCIT continua muito ativa e as pancadas de chuva continuam frequentes. Pode chover forte em todo o estado.