Início Brasil Guedes estima melhora no país até novembro: “Ano bom pela frente”

Guedes estima melhora no país até novembro: “Ano bom pela frente”

811
0

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (16/06) que a pandemia de coronavírus deve ser amenizada até novembro. “Teremos um ano novo muito bom pela frente”, disse. As declarações foram dadas em vídeoconferência organizada pelo Instituto de Garantias Penais (IGP). As informações são do Metrópoles.

“Acho que lá para setembro, outubro, novembro, nós já estaremos num novo país, com ano novo muito bom pela frente. Eu acredito nisso, vamos lutar por isso, manhã, tarde e noite estamos lutando por isso e acho que nós vamos conseguir”, afirmou.

Segundo Guedes, a pandemia de covid-19 é como “uma bomba biológica” que levou o país a uma situação aguda de emergência fiscal.

O ministro disse ter certeza que o país vai atravessar as ondas de desafios na saúde e na economia pela crise com o coronavírus e que surpreenderá nesse processo.

Economia

Em relação às propostas econômicas, Guedes reforçou a necessidade de aprovação do Novo Pacto Federativo, enviado pelo governo ao Congresso ainda no ano passado.

“Está muito evidente a necessidade de um Novo Pacto Federativo. As relações entre União e entes federativos são tensas. Há muitos passivos”, afirmou.

O ministro da Economia também defendeu a aplicação da lei de transação tributária — também chamada de lei do contribuinte legal, sancionada em abril — como forma de diminuir parte do grande volume de contenciosos entre a União e o setor privado. Segundo ele, o governo é contra a edição de novos programas de parcelamentos de dívidas, os chamados Refis.

“Somos favoráveis à lei de transações tributárias e não a qualquer tipo de Refis. Além disso, com a aprovação da Reforma Tributária, essas discussões sobre contenciosos podem reduzir bastante no futuro”, finalizou.